domingo, 10 de novembro de 2013

O famoso painel da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: espiritualidade e autenticidade!


Em 16 de março de 1986 a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro desmembrou-se da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Anil) para ser elevada à categoria de paróquia. Tendo como seu primeiro pároco o frei Gentil Gianellini que em pouco tempo (1987) solicitou que o frei Dâmaso Bianchi retrata-se na parede que fica atrás do Altar da Igreja Matriz uma belíssima pintura artística de Cristo. Frei Dâmaso, que foi um grande artista capuchinho, possui numerosas pinturas retratadas em várias igrejas do mundo inteiro, inclusive em Roma, Bérgamo, Milão, Etiópia, Kênia, etc.. sendo que no Brasil só encontramos algumas de suas obras em Salinópolis (PA), Belém (PA), Barra do Corda (MA) e São Luís (MA).

Tão logo solicitado para realizar o trabalho, frei Dâmaso Bianchi sentou-se no primeiro banco da igreja e olhando para aquele paredão enorme e branco, pôs-se a refletir: “o que devo retratar?”. Tendo em mente a provável inspiração divina, frei Dâmaso fez a pintura que hoje conhecemos como o belíssimo painel de São Francisco com o Cristo Crucificado, pintura que foi concluída no dia 10 de agosto de 1987.


Frei Dâmaso Bianchi
Devido ao seu gosto pela arte, frei Dâmaso, morreu vítima de um câncer no pulmão que acabou contraindo por ter inalado por muito tempo o cheiro das tintas que usava para retratar através das obras de arte, a vida de Cristo e dos santos.

Sabe-se que a igreja matriz da cohab, possui barro em suas paredes mais antigas, e o painel de frei Dâmaso, foi pintado em uma delas. Com o passar do tempo, a pintura foi deteriorando e sofrendo rachaduras causadas seja pelo barro que faz com que a tinta descasque, seja pela infiltração que ainda hoje ocorre através da parte de trás da igreja que é composta de azulejos mas que permite infiltrar nas suas entrelinhas boa parte da água da chuva que acaba deteriorando a imagem do painel.

Por causa de sua deteriorização devido ao tempo e às condições em que está exposto, o painel já sofreu duas reformas a pedido do frei Inocêncio Pachioni, que na época era pároco da igreja da cohab, e que em 2001, na Solene Celebração da Dedicação da Igreja Matriz (29 de julho) celebrada pelo Arcebispo de São Luís, dom Paulo Eduardo Andrade Pontes, tornou-se o símbolo da Dedicação da Igreja. No ano de 2005, o frei Dâmaso já havia falecido, e frei Inocêncio solicitou a reforma do painel a outro grande artista chamado Javam, que restaurou fielmente a imagem original, acrescentando apenas um desenho de um cesto com pães e peixes no lugar em que antes ficava o sacrário que foi mudado para o lugar onde hoje fica a capela do santíssimo sacramento. Antes já haviam sido colocadas algumas pedras abaixo do painel e pintadas com verniz (na reforma de 2000) . Além deste painel, restaurado na época, o frei Inocêncio pediu que Javam fizesse também várias outras pinturas da vida de Nossa Senhora nas paredes internas da igreja e na capela do santíssimo recém-construída. Mandou também que fosse restaurada a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que está retratada na parede exterior (fachada) do templo.

Painel feito a pedido de frei Gentil Gianelinni

Entre os anos de 2010 e 2011 o painel feito por frei Dâmaso Bianchi sofreu grandes ameaças pelo então novo pároco da paróquia que queria a todo custo tirá-lo da parede do altar central, o que mobilizou a comunidade paroquial, em sua maioria, a defender a sua permanência devido o seu valor histórico e artístico. Vários freis, na época se opuseram à sua mudança. Entre eles, destacamos: frei Gentil (que foi o idealizador do projeto), frei Inocêncio, frei Rodrigo (que na época era o provincial dos capuchinhos), frei Ronaldo, frei Liberato, frei Arimatéia, frei Claudio Marcio e frei Hugo César.


Desde 1987 este painel faz parte da história da nossa paróquia.


Na tentativa de mudar o painel,
frei Carlos faz um vitral
inspirado na obra de frei Dâmaso,
que fica na parede lateral do altar.
Frei Luis Carlos, sofrendo pressão da comunidade matriz pela permanência do painel, resolveu então levar o tema para ser discutido no Conselho Paroquial onde a maioria das comunidades embora inicialmente tivessem votado a favor de sua retirada, tão logo voltaram atrás quando ouviram as palavras do frei Hugo (presente na reunião), sobre a importância daquele painel para a comunidade da matriz. Não contente, frei Carlos decide levar o debate para dentro da missa e pede a um artista que crie dois desenhos que supostamente substituiriam o painel. Um deles foi inspirado em um “santinho”, que mostrava o Cristo Ressuscitado e o outro era uma cópia de uma pintura que se encontra na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré (Belém – PA), com a diferença que em vez de ser Nossa Senhora de Nazaré cercada de anjos, era Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ambos os desenhos foram feitos a lápis pelo artista contratado e expostos na igreja matriz para votação. Caso ganhassem, segundo frei Carlos, seriam feitos em alto relevo e folheados a ouro, a exemplo da Igreja da Sé de São Luís. Quanto ao painel do frei Dâmaso, frei Carlos chegou a propor que fosse retratado em um dos vitrais da janela da igreja (havia uma campanha pela troca dos vitrais com figura dos santos) ou até mesmo na parede da sala 6 do Centro Catequético.

Enquanto se discutia isso na matriz, na época havia também uma enquete pela internet para saber a opinião dos fieis com a seguinte pergunta: 

Você é a favor ou contra a retirada do painel central do Altar da Igreja Matriz?”. Os fieis podiam votar em uma das duas opções: 1. Sim, sou a favor que se troque por outra pintura. ou 2. Não, sou contra. Ela deve ser restaurada.

Painel feito por Javam mas rejeitado pelo frei Carlos,
não entrou em votação. Nos círculos que estão na lateral,
os padroeiros das comunidades da paróquia.
Diante da ameaça iminente de retirada do painel, a comunidade matriz chamou o artista Javam e pediu que ele fizesse um novo desenho (diferente daqueles feitos a pedido do frei Carlos) que embora modificado não perdesse o centro do painel do frei Dâmaso que é o Cristo na cruz, mas embora o desenho tenha sido feito, foi rejeitado completamente pelo frei Carlos e sequer entrou para a votação.

Mas isso foi apenas o começo, pois de todas as reformas realizadas pelo frei Carlos, certamente a ideia de tirar o painel foi a única que provocou inclusive brigas e desavenças entre vários membros da comunidade, os que eram a favor e os que eram contra. Há indícios que, inclusive, o próprio frei Carlos teria com a ajuda de uma vassoura, por várias vezes, descascado boa parte da pintura para dizer aos fieis que não havia mais como restaurá-la pois estava cedendo.

Painel de nº 2
A padroeira no centro cercada de anjos
e logo embaixo, São Francisco e Santa Clara
Pois bem, chegou o grande dia: em um domingo de janeiro de 2011, durante a homilia da missa das 6:30 da manhã, onde frei Carlos detém grande parte de prestígio dos fieis, ele faz a grande indagação sobre o painel e fala inclusive da sua “razão de não mais existir” ali, já que não se batizava mais crianças no presbitério (o painel continha uma parte com o símbolo do batismo na pia batismal que ficava no presbitério) e tampouco o sacrário não estava mais no altar-mor (como foi dito, foi feita uma capela para o santíssimo na lateral da igreja). Aproveitou também e fez a apresentação dos dois supostos desenhos que substituiriam o painel dizendo como ele seria feito, etc... Um imenso alvoroço tomou conta da multidão que se encontrava na missa e mais uma vez a comunidade ficou dividida. Enquanto alguns gritavam que queriam a permanência do mesmo, outros afirmavam ser devotos de Nossa Senhora e queriam outro. Sem saber o que fazer, frei Carlos adere à sugestão de um fiel que pede que seja colocada uma urna para que os fieis pudessem votar a favor ou contra a retirada do painel. Na votação, cada painel recebeu um número: o do frei Dâmaso nº 1, o de Nossa Senhora nº 2 e o de Cristo Ressuscitado nº 3. Bastava ao fiel colocar seu nome e número escolhido para que o voto fosse contado.


Painel de nº 3 - Cristo Ressuscitado.
São Francisco e Santa Clara logo embaixo
No dia 30 de janeiro de 2011, frei Hugo César manifestou seu ponto de vista na missa de 6:30 e das 19h falando da importância que tem este painel na vida daquela comunidade e do que provavelmente aconteceria, caso ele fosse removido. Entre os itens, ele destacou que:

Ø  - Só dá valor a uma obra de arte aqueles que sabem seu real significado;

Ø  - O painel atual é uma obra registrada, de um artista famoso com obras no Líbano, Kenia e nas principais Igrejas da Itália e do Brasil;

Ø  - O painel atual é uma obra única no mundo ao passo que as duas disponíveis para votação são cópias de desenhos que já existem em outras igrejas, inclusive uma em Belém;

Ø  - Qualquer pessoa pode votar, inclusive pessoas de outras paróquias, que não fazem parte da comunidade;

Ø  - A urna pode ser adulterada podendo receber quantos votos quiserem dar-lhe, etc.

Após sua explanação, frei Hugo foi aplaudido de pé e recebeu bastante apoio da comunidade paroquial.

No dia 06 de fevereiro, no fim da missa das 6:30, frei Carlos comunicou aos fiéis que estava havendo comentários por alguns paroquianos de que ele queria tirar o painel principal da Igreja matriz e afirmou que em nenhum momento disse que ia tirar o painel atual e que apenas deu a sugestão dos outros dois desenhos que estavam disponíveis para votação uma vez que de qualquer forma a parede do altar teria que ser reformada. Afirmou que o que fosse decidido pela comunidade paroquial seria atendido. Se a comunidade decidisse restaurar o painel, ele seria restaurado e colocado da forma que está, sem nenhuma alteração.

Observe que nesta imagem já dá para perceber
como parte da pintura estava dando lugar ao barro.

A votação durou cerca de um mês, até o dia que frei Carlos pediu na tarde de 09 de  fevereiro de 2011 que todos os representantes do Conselho Paroquial à noite se fizessem presentes na sala 6 do Centro Catequético para apuração dos votos.

Na reunião do Conselho Paroquial se fizeram presentes os vigários paroquiais frei Hugo e frei Ronaldo e inclusive coordenadores de algumas comunidades distantes da matriz que sequer estavam sabendo da ideia de mudar o painel da igreja.

Votos apurados! O painel de frei Dâmaso (nº 1) venceu com 1438 votos a favor de sua permanência, contra 50 pedindo o de Nossa Senhora (nº 2) e 376 pedindo o de Cristo Ressuscitado (nº 3). Havia ainda dois abaixo-assinados a favor do painel nº 1 que estavam dentro da urna cada um com mais de 200 assinaturas contra a troca do painel atual. Um feito pela comunidade matriz e outro pela comunidade da forquilha e do 4º conjunto da cohab, São José da Providência. Fora isso, foi fracassada a tentativa de fraude com a xerox de mais de 300 assinaturas idênticas a favor do painel três que não foram considerados válidos. Desta forma, frei Carlos determinou que o painel nº 1 fosse restaurado por Javam, o mesmo artista que em 2005 havia feito a restauração.

Com a restauração, o painel foi entregue em abril de 2011

Inconformado com a derrota, frei Carlos rejeita todos os apelos da comunidade matriz se negando a mandar remover o barro da parede para restaurá-lo em uma parede de concreto evitando assim a infiltração e que a tinta voltasse a soltar. Dizia ele que pediram a “restauração” e não a “reforma” do painel. Desta forma, para ele, “restaurar” seria apenas pintar na parede do jeito que se encontrava e “reformar” seria tirar o barro por trás da pintura e, colocando concreto, refazê-la. E não só! Frei Carlos, contrariando o que disse antes da apuração dos votos, ainda se deu ao direito de modificar a pintura apagando os símbolos dos sacramentos do Batismo e da Eucaristia para onde eram direcionados os dois raios que jorram do peito aberto de Cristo na cruz, e a remover – mesmo contra a vontade do artista Javam – os pregos que eram originalmente nos pulsos de Cristo, colocando-os nas mãos. A restauração foi entregue em abril de 2011 e custou cerca de R$ 4.000.

Veja agora as alterações que o painel sofreu na última reforma:

Note que os pregos originalmente eram nos pulsos e não nas mãos,
conforme a tradição da Igreja que diz que se os pregos
tivessem sido nas mãos o peso do corpo rasgaria as mãos de Cristo.

Segundo as Escrituras, do lado aberto de Cristo jorrou além de sangue, água,
alusão ao sacramento do Batismo. Este Sacramento é lembrado pelo frei Dâmaso
em sua obra e esquecido posteriormente na reforma feita por frei Carlos.

Do lado aberto de Cristo na cruz, também jorrou sangue, 
alusão ao Sacramento da Eucaristia. 
Com a saída do sacrário do presbitério, frei Inocêncio tentou não deixar 
que o painel perdesse sua característica, acrescentando um símbolo eucarístico 
no lugar em que antes ficava o Sacrário. 
Com a reforma feita por frei Carlos, este símbolo simplesmente 
foi apagado e até hoje permanece assim.

Agora vejamos os comentários dos fieis que foram coletados na Comunidade do Orkut “SOU DA PARÓQUIA DA COHAB” sobre a enquete.
 


Pergunta: Você é a favor ou contra a retirada do painel central do Altar da Igreja Matriz?”

Na enquete até o dia 13/12/2010, doze pessoas votaram: 10 contra e 2 a favor. Das 12 apenas uma postou um comentário:

Respostas:

Roselane:

 

Este painel é o que tem de mais lindo em nossa Igreja. Já ouvi, durante esses anos todos, vários celebrantes elogiarem esta belíssima pintura, inclusive teve um que falou nunca ter visto outro painel mais belo do que este. Isso é motivo de orgulho para nós. Por favor, não troquem, mas sim restaurem essa maravilhosa obra.

No fórum da comunidade 3 pessoas postaram comentários:

Cahire

 

Ele deve reformar e colocar a mesma pintura que já faz parte da história da Paróquia.


Iracirema &

 

Seria interessante apresentar em forma de painel as sugestões para melhor analisarmos,pois tudo que é novo passa por uma certa resistência, principalmente quando não visualizamos essa mudança. A matriz esta de cara nova, vitrais novos e lindos, porem é importante não esquerçer a qual congregação esta paroquia acolhe e representa, e não perder totalmente as caracteristicas deixadas por aqueles os quais fizeram historia em sua construção.


Bruna

 

Não, só um retok seria bom! Pois este painel faz parte da HISTÓRIA de todos da IGREJA e de outros lugares!!!


Os comentários das postagens da enquete são os seguintes:

Paherifu Furtado

Não sou a favor (da troca), o nosso painel mostra a nossa realidade, CRISTO no centro, a Igreja e as comunidades, precisa sim de uma nova pintura em porcelana.

Thalita Marinho( MF-terra)

Totalmente contra. Esse painel é um símbolo da nossa Matriz. Pode ser melhorada mas jamais alterada.

Manoel ♥♥♥ Maristela

Não, pois acho que é um traço marcante da nossa igreja.

KLEITON KS CUNHA

Linda imagem...

RITA PRADO

SIM

Fábio Milhomem Brito

É bonito, e pode ser restaurado.

Hellen Luciane Tomodachi

Tanta comunidade que nem painel tem, e a matriz com esse lindo e característico quer mudar. Luxúria (sic) ¬¬

Josy Rodrigues & Everaldo Henriqueםשלו

Não!!!! Fica esse mesmo, é lindo, esse tem uma história --- sendo que foi meu irmão que restaurou Javam.

Após o aviso na missa do dia 17/01/2011 de que ia mudar o painel:

Luiza Nóvoa .

Então porque gastaram tempo realizando votação????

Família Silva ¸¸.•*♥*Ŧค๒เ є ภเlร๏ภ*♥*•.¸¸

Ele só faz a vontade dele, os membros da comunidade só servem pra arrecadar dinheiro pra realizar as obras que ele deseja.

Hellen Luciane Tomodachi

ok ok ok. Parabéns pra paróquia! ¬¬
Essa enquete deveria ter sido na igreja mesmo, não no orkut.
Mas já que nem ia adiantar, nem sei pra que fizeram.
Enfim. Sejam felizes com o novo painel!

Chris Lorêdo

Concordo com os irmãos acima, pra que houve votação? Se o Frei é quem decide???

S2 IAIÁ S2 + FELIXXX AINDA
         
Pra que houve votação? Se a comunidade mesmo sendo contra não tem seus direitos respeitados? Acho isso um absurdo além de abuso de poder, já que o que deve ser levado em conta é a vontade da maioria! Geeeente, a matriz tá pra virar a Igreja Universal do Reino de Deus. Acho que vai ficar igualzinha àquela próx. ao Cegel! Só me diz: pra que tanto luxo?! O:
Eu só fico triste pq tem TANTA comunidade que num tem quase nada e a paróquia se permite a isso.. pelo menos doem aqueles ventiladores, as janelas...¬¬ 

Edy & Josy Só Love!

Eu acho uma falta de respeito muito grande com o autor do quadro o Frei Dâmaso que lá no céu deve estar se roendo de raiva com essa atitude do Frei Carlos. Nós não vamos deixar isso acontecer. Vote.

Tonny .

Concordo com a mudança, é sempre bom mudar...

Josy Rodrigues & Everaldo Henriqueםשלו

Que fike a mesma imagem isso é uma história gente, isso não Frei........

 ***S ilvana ***

Este é o melhor sem dúvida..... é como se fosse a identidade, o DNA de nossa igreja matriz.
Tirar ele é como se retirasse o próprio ser da nossa igreja........viva são Francisco!!!! Não tem um mais bonito q esse........ a maioria de nós nos criamos com esse painel de fundo....... é um pouco da história de cada um de nós..........

Comentários sobre os paineis:

Tonny .

Esse ficou show de bola!

Bel e Jor Sousa

Tentam e não conseguem fazer melhor. Muito sem graça... Tanta coisa precisa ser mudada e o Frei Carlos quer mudar o painel da igreja? Brincadeira... Aquela imagem é patrimônio histórico! Fala Sério...

REJANE MARIA

Esse tá mesmo show de bola, lindo o Cristo ressuscitado  mudança perfeita e daqui a alguns anos vamos mudar tb, tudo pode ser mudado, pra vida eterna só a morte.



* >*S@ndrinh@*<* s@"hoje livre sou"

Esta ta linda... o novo sempre assusta...+ qual o sentido da palavra RENOVAR?!?! Ñ significa q vai perder a sua história se...

Iℓuรтяε:


A verdadeira estética não deve ser aparente pq td que é aparente acaba com o tempo. Não é questão de beleza (e mesmo se fosse ainda esse teria perdido) mas da história da própria comunidade. O painel que está na Igreja tem praticamente a idade da criação da paróquia, já foi cartão postal e símbolo da dedicação da Igreja matriz. Tirá-lo seria uma falta de respeito com os fiéis e com os outros freis que passaram. Seria conveniente tirá-lo justamente no aniversário de 25 anos da paróquia? É melhor somar que subtrair. Pq não colocam este em outra comunidade que ainda não tem?

LILIA(Luto) "T AMO P SEMPRE,SAUDADE"

Com toda certeza a imagem de Cristo em todo o esplendor é fascinante, mas ñ vamos olhar esses trabalhos com os olhos humanos e nem com a estética, vamos analisá-los com os olhos d Deus, com os olhos da Fé. Veja bem ñ estou defendendo a trabalho de nenhuma artista, acredito q o painel da crucificação de Cristo é algo q nos faz relembrar a vitória, a nossa vitoria, proporcionada por Cristo na cruz,quando olhamos p o Cristo crucificado temos certeza d como Deus nos ama. Nada é feito por acaso,o antigo painel foi defendido por muitos e eu ainda acredito q o melhor será decidido por Deus, mas nós podemos ajudar. Sem duvida o painel antigo conta a hst de todos nós q participamos dessa Mãe, muitos se emocionam muito quando olham para Ele, o mesmo já foi sinal d conversão para muitos.
Ñ esquecamos disso. Vamos ser fieis naquilo q Deus já escolheu.

***S ilvana *** 

- mas porque essa ideia? De quem foi essa "brilhante ideia"? Porque tirar o nosso mural? Ta incomodando quem? Pq a gente só o q nos icomoda nos queremos retirar deletar e isso por algum motivo, qual será o verdadeiro motivo de quererem a retirada do nosso amado mural? Uma historia de mais de 20 anos não se rasga e joga fora de um dia pra o outro... vcs gostariam q fossem rasgados, deletados + de 20 anos de suas historias.... isso não faz sentido algum....o NUMERO 1 E QUE TEM DE FICAR
______________________________________ 

Bel e Jor Sousa - 

Muito sem graça...

Kayque Almeida ϟΨ 

Também não gostei muito desse não. Nossa Senhora ficou muito escondida

Bianca Preta 

eu ja achei horrível amiga prefiro o nº 1

Rejane Oliveira 

Esse achei muito muito bonito com os outros dois são belos, mais o numero 03 tem a imagem de Cristo ressuscitado.

GIBΣЯƬӨ PΛƧƧӨƧ 

Onde na liturgia Nossa Senhora ocupa o espaço central do altar? Foi boa a intenção mas jaz...

Anônimo

Verdade meu querido, Maria sempre se anulou para q seu filho fosse o centro, ñ se trata de quem é + ou - importante, trata-se do mistério e da simplicidade com q essa obra fala ao coração de muitos dos q vão ao templo, ñ é simplesmente uma obra de arte mas uma obra do amor misericordioso e onipotente de um Deus q se humilhou e se humanizou, ñ vamos permitir q esse lindo trabalho q foi inspirado por Deus deixe de cumprir seu papel, o de EVANGELIZAR, é o próprio olhar de Deus em nós.

***S ilvana *** 

- o centro é Jesus, e Maria sabe disso melhor do q qualquer um de nós.....

SUSANA & SYLVIOAMIGOS OBG POR TUDO. AMÉM.. 

- NÃO GOSTEI NÃO
______________________________________

Luane¹:

 

Esse é o melhor, não tem pq tirar!!

 

㋡εïз♥Daysinha:


Sem duvida nenhuma http://static1.orkut.com/img/smiley/i_smile.gif

Valéria:

 

Esse é melhor perfeitoo

Andréa & Artur ♥ 

- esse painel é o único no mundo todo. Tem que ficar!

Karla e Kayko Amor Àgape 

- esse é o painel, não precisa ser outro.

Anônimo- 

Bom,acho que esse painel não deveria ser trocado pelo fato de ser parte da hst da igreja (por ter uns 25 anos aproximadamente) e tudo deve ser preservado como foi, não pode mudar assim do nada pelo fato da igreja está reformando e por isso tem que mudar algo que é uma das características da igreja? Eu discordo com a mudança do painel da igreja.

SUSANA & SYLVIO AMIGOS OBG POR TUDO. AMÉM.. 

- ESSE PAINEL É A NOSSA CARACTERÍSTICA  MARCA REGISTRADA  NÃO TEM O PQ DE MUDAR ELE É LINDO E TEM TODA UMA HISTORIA. IDENTIFICA A COMUNIDADE.

*Leide Lima*:

 

Retirar esse painel da nossa igreja vai ser como apagar uma parte da nossa história. Não vamos permitir que isso aconteça. EU VOTO PELA SUA PERMANÊNCIA!!

***S ilvana:

 

Este painel foi feito pelo já falecido frei Damas em 1987. Ele já faz parte da vida da comunidade. Muitos que hoje frequentam nossa igreja cresceram com aquele painel estampado na parede e ele já foi reformado duas vezes pelo artista Javam a pedido de Frei Inocêncio. Frei Carlos quando chegou está fazendo um belíssimo trabalho em nossa comunidade, fez a campanha do telhado e das janelas, além de climatizar nossa igreja. Em todas as campanhas teve o apoio da comunidade. Quando chegou afirmou diversas vezes que todas as decisões seriam tomadas com o apoio do Conselho Pastoral Paroquial que não aceitou a troca deste painel. Agora frei Carlos recorre à assembleia para obter aprovação e a resposta da nossa comunidade é que queremos que esta belíssima imagem seja restaurada novamente e que nada seja alterado dela. É preciso que nesta reforma ela não perca as características e o trabalho deixado por outros freis que também passaram por nossa comunidade. Temos ainda várias comunidades que não tem nada retratado, seria bom que estas opções ficassem para aquelas comunidades que nada têm e também é importante lembrar que em nossa matriz temos ainda muitas coisas mais importantes que precisam ter prioridade e este painel não é nenhuma delas, exceto sua restauração. Também aproveito pra dizer que não queremos nenhuma urna para votação e que a este respeito a comunidade já decidiu em reuniões anteriores bem como na missa das 6:30 hoje (23/01/11). Escrevo isto como leiga franciscana e consagrada que sou da 3ª Ordem Franciscana.

Paola Sousa -: 

"Esse é o nosso painel.... é como se fosse a nossa marca... Nossa história...Não tem pq tirar.....Sempre...sempre...."

Pedro: 

100 SOMBRAS DE DÚVIDAS O PAINEL ATUAL É O MAIS BELO E ENCANTADOR DE TODOS, OS OUTROS QUE ESTÃO EM VOTAÇÃO SÃO HORROROSOS, SOU COMPLETAMENTE CONTRA A SUBSTITUIÇÃO DO ATUAL POR OUTRO QUALQUER, POIS O PAINEL Nº=01 É LINDO ALÉM DISSO, FAZ PARTE NÃO SÓ DA PARÓQUIA MAS DE TODAS AS FILIAIS, E NÓS COMO FILHOS NÃO ACEITAMOS ESSE ERRO QUE ESTÁ PRESTES A ACONTECER COM NOSSA MÃE. A ATITUDE MAIS HONESTA E CORRETA A SE TOMAR É: RESTAURÁ-LO DO MESMO JEITO. SEM COLOCAR NENHUM RISCO A MAIS E SEM NENHUM A MENOS.

100 SOMBRAS DE DÚVIDAS O PAINEL ATUAL É O MAIS LINDO E GRACIOSO DE TODOS ESTES OUTROS... QUE POR SUA VEZ VAMOS COMBINAR NÉ! ELES SÃO HORRÍVEIS. 

A DECISÃO MAIS HONESTA E CORRETA A SE TOMAR É A RESTAURAÇÃO DO PAINEL JÁ EXISTENTE E SOBRE HIPÓTESE ALGUMA PENSAR EM MUDAR ESSE BEM PRECIOSO,¨ESSE TESOURO¨ QUE É ESSA BELA OBRA DE ARTE. ESTE PAINEL FAZ PARTE NÃO SÓ DA PARÓQUIA MAS TAMBÉM DE TODAS AS FILIAIS, E NÓS COMO FILHOS NÃO VAMOS PERMITIR QUE FAÇAM ESSA BESTEIRA COM NOSSA ¨MÃEZINHA¨.

PORTANTO EU, E MUITOS OUTROS, VOTAMOS PELA RESTAURAÇÃO E QUE CAIA POR CHÃO ESSE PENSAMENTO DE MUDANÇA INADEQUADA.

REJANE MARIA

Esse já faz parte de historia de nossa igreja, mais historia é pra ser contada, e por que não acrescentar mais painéis na nossa historia?

Iℓuรтяε:

 

História é pra ser contada e de diversas formas. A própria história da Igreja nos diz que a pintura é uma das formas de se contar a história. Acrescentar painéis não é tirar o que se tem mas colocar mais um. Que se acrescente em uma comunidade que ainda não possui. Já bastam os demais painéis que serão tirados. Esse fica.

Bem Vinda:

 

O pior é que tentando mudar, estão convencendo muitos com essa história de mudança, de ouro, de luzes, de se projetar meio metro para frente, e acabando trazendo a luxuria (sic) e ostentando o poder. Espero que o povo não se iluda, e vote pela história, nossa história....

LyCy@h:

 

Um dos 7 pecado :S
Misericórdia, por isso q estamos perdendo fiéis!! =/

Anônimo.:

 

Essa belíssima obra de frei Dâmaso bianchi deve continuar

LyCy@h:

 

sem duvidas!!

Sheron.. Freiire ♥ ^^

lindo!!

LILIA(Luto) "T AMO P SEMPRE,SAUDADE"

Permitir q essa obra seja retirada além de destruir uma obra de arte seremos responsáveis pelo monopólio o qual a igreja esta se tornando, nós como fieis temos q pensar na hst d muitos d nós q vimos estas obras nascerem.Temos q dar o mesmo valor aos das obras da Capela Sistina, se fosse ao contrario? é a nossa hst.

Verdade meu querido, Maria sempre se anulou para q seu filho fosse o centro, ñ se trata d quem é + ou - importante, trata-se do mistério e da simplicidade com q essa obra fala ao coração de muitos dos q vão ao templo, ñ é somente uma obra de arte mas, uma obra do amor misericordioso e onipotente de um Deus q se humilhou e se humanizou, ñ vamos permitir q esse lindo trabalho q foi inspirado por Deus deixe d cumprir seu papel, o de EVANGERLIZAR, é o proprio olhar d Deus em nós.

Também voto pela permanência deste pois sem sombra d dúvidas é a manifestação do amor de Deus pelo homem, q foi tão externada na vida de São Francisco. Esse painel já faz parte da historia de todas as comunidades, visto q todas as filhas da Matriz tem parte dessa obra estampada em seu altar, retirando o mesmo da Mãe também será retirado das comunidades o demais pois ficaria sem sentido a hst manifestada nos mesmos.

♥Leide Lima♥ meu Deus é meu tudo! 

- Pois é!! e ainda querem destruir uma de suas obras pela qual, de certa forma ele deu sua própria vida... seria um descaso à sua memória.

Vitoria Zimpel 

Que Saudade da minha Igreja querida.

Vitoria Zimpel 

- Eu sinto muita saudade de vcs.

***S ilvana *** 

- este e o mural da minha historia e de muitas pessoas mais..........vote no nº 1

Comentários feitos após a apuração dos votos com a vitória do painel nº 1:

♥Leide Lima♥ meu Deus é meu tudo! 

- Deus seja louvado!! Parabéns para nós! Esse painel continuará testemunhando a nossa história. VIVAAAAAAAAAA!!!!!!!!

Paola Sousa - 

Viva!!!!!
________________________________________

Este painel feito por Javam, não foi para a votação.
Mesmo assim foi colocado nas Redes Sociais
para visualização dos fieis.
ESTAÇÃO ÁGAPE "Onde o amor se faz música" 

- axo que deveria ir para outra comunidade que não tem desenho no altar... e continuarmos com o mesmo.... Jorgeano Sousa


* >*S@ndrinh@*<* s@"hoje livre sou" 

- este ta lindo...voto nele...ainda ñ tenha olhado este painel...

__________________________________________  
SIGNIFICADO DO PAINEL



O painel Central destacado na parede de fundo do altar da Igreja Matriz é um retrato da espiritualidade franciscana, uma mistura entre a criação do mundo e o cântico das criaturas composto por São Francisco de Assis. Simboliza a Igreja que ora a Cristo Crucificado, Criador do Universo, que morreu para salvar toda a humanidade, sem distinção, os ricos e os pobres. Da sua chaga aberta pela lança no peito jorra sangue e água, alusão aos dois principais sacramentos da Igreja: Batismo e Eucaristia. Encontramos também São Francisco de Assis, autêntico imitador do Cristo pobre e despojado que com o olhar fixo nos olhos do Cristo na Cruz, deseja ardentemente estar em seu lugar.
_________________________________


Atualmente o painel continua, graças ao bom Deus, embelezando a nossa igreja e tem feito parte da vida de muitas pessoas que passaram por aqui, tornando-se o “cartão postal” da nossa paróquia, mas infelizmente, devido o descaso que lhe foi dado, ele está voltando a descascar devido à infiltração que ocorre com a água da chuva, pois o barro suga a água que corre na parede que fica atrás e ao esfriar, a tinta aos poucos, solta do barro. E agora nos perguntamos mais uma vez: será que iremos num futuro próximo passar pelo mesmo drama de ver ameaçada a história da nossa paróquia?


O fato mais notável a propósito das artes plásticas é o de serem representação. Além de serem coisas do mundo físico, de terem materialidade e além de serem objetos da experiência de um apreciador, as obras de arte representam algo mais, algo que está além delas próprias. Esse algo a mais que está representado nas obras de arte é a experiência que o indivíduo ou a coletividade têm em sua existência. Experiência e memória, fatos externos ou internos ao ser humano, moldando seus desejos e a direção de suas ações no mundo físico. (João Werner).



                                                                                                                              Gilberto B. Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário