sexta-feira, 2 de agosto de 2013

MISSA SOLENE DOS 400 ANOS DA PRESENÇA CAPUCHINHA NO BRASIL.

Convidamos todo o povo de Deus a participar no próximo dia 09 de agosto, sexta-feira, da Missa Solene em ação de Graças pelos 400 anos da presença capuchinha no Brasil,que será presidida pelo Frei Sérgio Dal Moro, definidor da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB).

Local: Igreja Matriz, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cohab, São Luís -ma

Hora:  18:00h

Veja abaixo o significado da Logomarca dos 400 anos:

A Logomarca dos 400 anos da presença capuchinha no Brasil quer apontar para a realidade histórica e carismática da missão dos frades de ontem e de hoje à luz do lema: “DE LONGE POR ÁGUAS PROFUNDAS APORTARAM”.

Baseado na ordem que Cristo deu aos apóstolos em Lc 5,4: "lançai as redes para águas mais profundas" (Duc in altum), bem reflete a ação dos primeiros missionários capuchinhos que se prontificaram a avançar oceanos e aportar em terras brasileiras para semear o Evangelho. Primeiramente os capuchinhos franceses, com Claude d'Abbeville, vindo ao Maranhão acompanhando a expedição de La Ravardière, em 1612 e depois com o despertar missionário da Ordem em 1884, no qual o governo Geral estabeleceu que cada província italiana devia assumir uma missão no Brasil. Assim a epopeia missionária dos frades Capuchinhos no Brasil expandiu-se no tempo com a plantatio Ordinis e colaboração com a Igreja local.

Assim a Logomarca quer ser o símbolo da memória e do carisma vivo e fecundo nos dias atuais, onde fazem parte desta história a plêiade de frades missionários que renunciaram à sua própria pátria, língua, cultura aceitando o desafio da missão e os frades brasileiros que muito contribuíram e contribuem para a continuação do carisma com o rosto próprio da nossa nação.


SIGNIFICADO DA LOGOMARCA DOS 400 ANOS

MAPA DO BRASIL – Representa a presença dos missionários capuchinhos em território nacional. Hoje representado por mais de 1.100 frades, 10 províncias e 2 vice províncias.

CIRCULO AZUL - Representa o oceano e o percurso feito pelos missionários franceses até aportarem em solo maranhense.

CIRCULO BRANCO - Representa a Eucaristia como sinal de comunhão e missão. A eucaristia é “fonte e ápice da missão da Igreja”. Isso se pode perceber no termo “Missa”, onde a liturgia na qual se realiza o mistério da salvação termina com o envio “ite missa est” com o significado de um verdadeiro mandato, cumprido zelosamente pelos frades missionários, muitas vezes com o sacrifício da própria vida.

MASTRO EM FORMA DE CRUZ COM BANDEIRA DA FRANÇA – Significa a cruz de Cristo, símbolo maior dos capuchinhos em terra de missão, as quais consumiram sua vida a exemplo de Cristo, iniciada com a Expedição Francesa no Maranhão e prolongada ao longo da história.

A VELA – Traz o vento do Espírito Santo, Ele é quem conduz, impulsiona, anima a vinda dos missionários franceses para o Brasil.
AS TRÊS ESTRELAS (AZUL, LARANJA E VERMELHA) - Significa a presença da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo nos Estados do Maranhão, Pará e Amapá.

A ESTRELA MAIOR DE COR VERDE – Representa a esperança “a bussola e a luz” a guiar os missionários de forma segura até o seu destino.

A CAPELA – representa a primeira igreja construída em território ludovicense pelos missionários franceses. Ao mesmo tempo em que expressa que a fé cristã-católica do povo brasileiro nasceu sob a luz da espiritualidade franciscana-capuchinha.

O FRADE DE BRAÇOS ABERTOS – Representa o carisma franciscano implantado e irradiado pelos missionários capuchinhos, trazendo em si a ideia de acolhida, missão, obediência a Palavra e ponto de chegada em terras brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário